Advertisement

Fortunato vence a 2ª etapa no Tour de Romandia → Vídeo

Em um ataque surpreendente a apenas 1,2 km da chegada, o italiano da XDS Astana superou seus companheiros de fuga - Baudin, Lecerf, Van Eetvelt e Juanpe López - para conquistar a vitória na 2ª etapa do Tour de Romandia.

Fortunato vence a 2ª etapa no Tour de RomandiaLorenzo Fortunato comemorando sua vitória em Romandia.

O italiano Lorenzo Fortunato (XDS Astana) conquistou a segunda etapa do Tour de Romandia, disputada em um percurso de 157 quilômetros com partida e chegada na cidade suíça de La Grande Béroche. Com este resultado, o francês Alex Baudin (EF Education) assumiu a liderança da classificação geral.

Ambos faziam parte de um quinteto - junto com Lennert van Eetvelt (Lotto), Juanpe López (Lidl-Trek) e Junior Lecerf (Soudal Quick-Step) - que se destacou do grupo de favoritos nos últimos 30 km. A subida de Le Chaumont, uma categoria 2 com 3,2 km a 11,5% de inclinação, provocou uma importante seleção no pelotão, desencadeando uma série de ataques. Remco Evenepoel mostrou-se muito ativo, porém não conseguiu entrar no grupo decisivo.

2ª etapa no Tour de RomandiaRemco Evenepoel esteve muito ativo durante a etapa. 

Entre os cinco ciclistas na frente da corrida havia boa cooperação, diferentemente do grupo perseguidor de treze corredores, que incluía Evenepoel, Joao Almeida, Jay Vine, Oscar Onley, Hugh Carthy, Lenny Martinez, Eddie Dunbar, Harold Tejada, Rémy Rochas, Mathys Rondel e os espanhóis Carlos Rodríguez, Javier Romo e Cristian Rodriguez

Cada um corria por conta própria, o que fez com que a diferença entre os dois grupos aumentasse para um minuto e meio a oito quilômetros da chegada. A vitória e a liderança estavam garantidas para os fugitivos. Além disso, Matthew Brennan, líder até então, ficou para trás muito antes da chegada, na subida de Le Chaumont.

Na disputa pela vitória de etapa, Fortunato surpreendeu seus companheiros com um ataque a 1.200 metros da linha de chegada, o que lhe permitiu erguer os braços com dois segundos de vantagem sobre Baudin - que vestiu a camisa amarela - seguido por Lecerf, Van Eetvelt e Juanpe. O grupo perseguidor dos treze chegou 56 segundos depois, liderado por Evenepoel, e um pelotão maior com 35 ciclistas cruzou a linha a 1 minuto e 15 segundos.

Os cinco integrantes da fuga agora lideram uma classificação geral completamente transformada, com o francês Alex Baudin - vencedor do Tour du Limousin no ano passado - como novo líder, cinco segundos à frente de Junior Lecerf e seis segundos à frente de Van Eetvelt. Lorenzo Fortunato, de 28 anos, que conquistou sua sexta vitória como profissional, e Juanpe López aparecem em seguida, a 17 segundos de distância, enquanto Remco Evenepoel subiu para a sexta posição, 52 segundos atrás do francês.

Alex Baudin

Nesta sexta-feira acontece a terceira etapa, com 183,1 quilômetros começando e terminando em Cossonay, incluindo três subidas de 3ª categoria e uma de 2ª categoria ao longo do percurso. Além disso, os dois quilômetros finais apresentam uma subida suave.