Os melhores ciclocomputadores podem melhorar sua pedalada, ajudando vocĂȘ a explorar novas rotas ou a treinar melhor.
Os melhores ciclocomputadores acompanham vocĂȘ durante suas pedaladas usando GPS para coletar uma enorme quantidade de dados que podem ser analisados durante o trajeto ou em casa.
Os modelos mais recentes estĂŁo repletos de recursos e tecnologias que a maioria provavelmente nunca usarĂĄ. Pegue o Garmin Edge 1050, que estĂĄ a um passo de ser um smartphone; ele agora permite que vocĂȘ pague pelo cafĂ© no meio da pedalada e atĂ© possui uma campainha eletrĂŽnica.
Mesmo opçÔes mais bĂĄsicas, como o Garmin Edge 130 Plus, vĂȘm equipadas com recursos de treinamento e incluem conexĂŁo com seu telefone para alertas, monitores de frequĂȘncia cardĂaca e medidores de potĂȘncia.
Este guia apresenta 9 dos ciclocomputadores mais bem avaliados.
O popular Wahoo Elemnt Roam, com seu excelente ecossistema e suporte a aplicativos, mas, se vocĂȘ Ă© como eu, sĂŁo os botĂ”es fĂsicos que o tornam irresistĂvel.
Gostaria de fazer uma menção honrosa ao Garmin Edge 540. O 540 tem tudo o que vocĂȘ precisa e nada do que vocĂȘ nĂŁo precisa, sendo conhecido por sua confiabilidade e ausĂȘncia de bugs.
➥ LISTA RĂPIDA
- Wahoo Elemnt Roam - Ver ofertas na Amazon
- Garmin Edge 130 Plus - Ver ofertas na Amazon
- Garmin Edge 1050 - Ver ofertas na Amazon
- Wahoo Elemnt Bolt V2 - Ver ofertas na Amazon
- Garmin Edge 540 - Ver ofertas na Amazon
- Garmin Edge Explore 2 - Ver ofertas na Amazon
- Garmin Edge 1040 Solar - Ver ofertas na Amazon
- Bryton Rider 420 - Ver ofertas na Amazon
- Cateye Quick - Ver ofertas na Amazon
➥ LISTA COMPLETA
1. WAHOO ELEMNT ROAM
- O melhor ciclocomputador versĂĄtil
➥ EspecificaçÔes
- Medidas: 3,5" x 2,3" x 0,7" (89 mm x 54,4 mm x 17,8 mm)
- Tela sensĂvel ao toque: NĂŁo
- Tela colorida: Sim
- Tamanho da tela: 2,7" (68,6mm)
- Peso: 93,5g
- Duração da bateria: Até 17 horas (declarado)
- Compatibilidade/recursos: Integra-se com aplicativo de smartphone para navegação curva a curva, comunicação via Bluetooth para alertas de mensagens/chamadas, velocidade/distùncia/tempo/elevação, treinamento estruturado
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Mais barato que seus concorrentes
- Elegante e fĂĄcil de usar
- Planejamento de rotas intuitivo
- Ătimo para aventuras fora da estrada
- Recursos de dados
➥ RazĂ”es para evitar
- Pode ser complicado recalcular rotas em trajetos longos
- Duração da bateria menor que a dos concorrentes
O Wahoo Elemnt Roam traz o que jĂĄ conhecemos e amamos no Elemnt Bolt, mas em um formato um pouco maior.
Em termos de funcionalidade e compatibilidade, o Roam cobre todos os fundamentos, além de alertas de comunicação com o telefone, rastreamento ao vivo e treinamento estruturado, entre outros.
Ă o melhor concorrente do mais caro Garmin Edge 830, mas nĂŁo possui tela sensĂvel ao toque, o que na verdade Ă© uma vantagem para alguns ciclistas que pedalam em clima Ășmido e consideram esse recurso pouco prĂĄtico.
Os trĂȘs botĂ”es principais de controle estĂŁo bem localizados na parte inferior da frente do dispositivo; eles sĂŁo grandes e foram mais fĂĄceis de usar do que os pequenos botĂ”es laterais de muitos GPSs para ciclismo.
A bateria não dura tanto quanto os tempos declarados de outros ciclocomputadores, mas ainda oferece algumas horas extras em comparação ao Bolt.
2. GARMIN EDGE 130 PLUS
- O melhor ciclocomputador econĂŽmico
➥ EspecificaçÔes
- Tamanho: 4,1 x 6,3 x 1,6 cm
- Tela sensĂvel ao toque: NĂŁo
- Tela colorida: NĂŁo
- Tamanho da tela: 27,0 x 36,0 mm; 1,8" diagonal (45 mm)
- Peso: 33 g
- Duração da bateria: Até 12 horas (declarado)
- Compatibilidade/recursos: PotĂȘncia, luzes, rastreamento ao vivo, GPS, navegação, mensagens de texto
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Tamanho pequeno fica Ăłtimo na frente da bicicleta
- Tela nĂtida e fĂĄcil de ler
- Controlado por botĂ”es, nĂŁo por tela sensĂvel ao toque
- Recursos de alto nĂvel
➥ RazĂ”es para evitar
- Mapas sĂŁo em preto e branco
- Mapas utilizam um trilho de migalhas
Sabemos que este guia de compras estĂĄ parecendo muito com um "Guia dos Melhores Ciclocomputadores Garmin", mas isso sĂł demonstra o domĂnio da marca no setor, com o Garmin Edge 130 Plus sendo mais uma prova disso, tendo recebido o prĂȘmio Editor's Choice da Cycling Weekly.
O Edge 130 Plus Ă© simples e bĂĄsico, mas ainda assim um ciclocomputador muito eficiente.
Usando botĂ”es em vez de tela sensĂvel ao toque, achamos que foi fĂĄcil configurĂĄ-lo e mudar os campos de dados, atĂ© mesmo durante a pedalada.
Ele pode ser pareado com acessĂłrios ANT+ e Bluetooth, como monitores de frequĂȘncia cardĂaca, sensores de cadĂȘncia e os melhores medidores de potĂȘncia.
à um dispositivo ideal para quem quer melhorar o desempenho, competir em segmentos ao vivo no Strava e treinar, mas que não precisa dos recursos avançados oferecidos por modelos mais caros.
3. GARMIN EDGE 1050
- A melhor tela e recursos
➥ EspecificaçÔes
- Tamanho: 60,2 x 118,5 x 16,3 mm (2,4″ x 4,7″ x 0,6″)
- Tela sensĂvel ao toque: Sim
- Tela colorida: Sim
- Tela com 88,9 mm (3,5″) de medida diagonal
- Peso: 161 g (5,7 oz)
- Duração da bateria: Até 20 horas em uso corrido e até 60 horas no modo de baixo consumo.
- Compatibilidade/recursos: GPS, GLONASS e Galileo. Possui barĂŽmetro, medidor de altitude, giroscĂłpio, sensor de movimento, detector de luminosidade, magnetĂŽmetro e compatibilidade com Bluetooth, ANT+ e Wi-Fi.
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Display touchscreen de ponta
- Repleto de recursos
- Campainha eletrĂŽnica
- Ecossistema Garmin
➥ RazĂ”es para evitar
- Consideravelmente mais caro que o Hammerhead Karoo 2
- AlguĂ©m realmente usa Garmin Pay? Especialmente porque vocĂȘ ainda terĂĄ que levar o telefone
- Muitos recursos tambĂ©m estĂŁo disponĂveis no Edge 1040 e 830
O Edge 1050, o ciclocomputador carro-chefe da Garmin, exibe uma lista de especificaçÔes tĂŁo extensa que poucos de nĂłs, eu incluĂdo, provavelmente usaremos todas as funçÔes ao mĂĄximo.
Aqui vai um råpido resumo. Ele inclui navegação curva a curva com reconfiguração automåtica impressionantemente precisa, mesmo sob årvores, graças ao GNSS multibanda que utiliza GPS, GLONASS e Galileo.
As funçÔes de treinamento e desempenho incluem guia de potĂȘncia, insights de resistĂȘncia, dinĂąmica de ciclismo, mĂ©tricas de força e fluidez, alertas de hidratação, aclimatação ao calor e altitude, status de treinamento, treinos sugeridos, criação de rotas no dispositivo, alertas de perigos na estrada, rastreamento de pedaladas em grupo… JĂĄ deu, nĂ©?
A questão é que os ciclocomputadores mais baratos da Garmin, como os Edge 1040 e 840, compartilham todos esses recursos, além de oferecer uma duração de bateria melhor.
EntĂŁo, qual Ă© o valor do Edge 1050? Assim que o liguei, a resposta ficou Ăłbvia. A tela superbrilhante, de alta resolução, com 480 x 800 pixels e 88,9 mm (3,5″), oferece uma experiĂȘncia visual vibrante e de alto contraste.
Ă tĂŁo colorida e nĂtida que faz as outras telas da Garmin parecerem desbotadas, especialmente sob luz solar intensa ou condiçÔes de iluminação com muito contraste.
O Edge 1050 tambĂ©m Ă© o primeiro ciclocomputador da Garmin a incluir o Garmin Pay, que alguns ciclistas podem achar Ăștil, mas, como jĂĄ sou usuĂĄrio do Apple Pay, achei redundante.
Fiquei muito mais impressionado com o alto-falante embutido, que oferece tons claros e comandos de voz suaves e fĂĄceis de entender. NĂŁo vou sentir falta dos alertas no estilo 8 bits dos anos 80 que datam o restante da linha Garmin.
O alto-falante permitiu aos engenheiros da Garmin incluir outro recurso exclusivo, porém peculiar, que acabei usando o tempo todo: uma campainha embutida que soa exatamente como uma campainha real.
Toque na tela uma vez para revelar o botĂŁo, depois pressione-o para emitir um som alto. Genial. Melhor ainda, se vocĂȘ tiver botĂ”es bĂŽnus da SRAM, pode configurĂĄ-los para controlĂĄ-la.
A duração da bateria do Edge 1050 é menor do que a dos modelos 1040 e 840, e substancialmente menor do que a do 1040 Solar.
Mas, com 20 horas de uso intensivo, ainda oferece energia suficiente para durar duas semanas de pedaladas para a maioria de nĂłs.
Vale a pena o custo adicional em relação ao Edge 1040? Se tiver que optar entre os dois, sem dĂșvidas.
Se estĂĄ pensando em atualizar do 1040 para o 1050, a decisĂŁo Ă© menos clara, mas, francamente, aquela tela Ă© muito sedutora.
4. WAHOO ELEMNT BOLT V2
- O melhor custo-benefĂcio
➥ EspecificaçÔes
- DimensÔes: 3,05" x 1,86" x 0,84"
- Tela sensĂvel ao toque: NĂŁo
- Tela colorida: Sim
- Tamanho da tela: 2,2"
- Peso: 2,4 oz / 68,38 g (declarado)
- Duração da bateria: 15 horas (declarado)
- Compatibilidade/recursos: PotĂȘncia, navegação por GPS, chamadas/mensagens de texto/e-mails, mapas de 15 paĂses, SOS, treinos, e mais
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Custa menos que um Garmin 530
- Design aerodinĂąmico
- Boa duração da bateria
- Dados fĂĄceis de ler na tela
- Inclui mapas de 15 paĂses
- CompatĂvel com Strava Live
- Recursos significativos e ampla compatibilidade
➥ RazĂ”es para evitar
- Os LEDs nĂŁo sĂŁo visĂveis sob luz solar
- Requer um smartphone
Somos grandes fãs dos ciclocomputadores da Wahoo por sua facilidade de configuração e software confiåvel.
O Wahoo Elemnt Bolt foi atualizado, agora com mais memĂłria e uma tela colorida.
Ele ainda Ă© operado por botĂ”es, em vez de ter uma tela sensĂvel ao toque de 2,2", mas os botĂ”es agora sĂŁo convexos, facilitando o uso, especialmente com luvas.
A configuração, o pareamento com um smartphone e a personalização continuam extremamente fĂĄceis, e os dados sĂŁo claros e legĂveis.
A matriz de LEDs pode ajudar na orientação, embora nĂŁo tenhamos achado esse recurso muito Ăștil.
O mapeamento e a gestão de rotas também foram melhorados, oferecendo navegação curva a curva clara e ampla cobertura de mapas embarcados sem a necessidade de baixar mapas adicionais.
Contudo, a navegação pode ser inconsistente, segundo nossa experiĂȘncia.
Outros recursos incluem treinos estruturados, integração com Strava Live, transiçÔes multiesportivas e o recém-adicionado Summit Climbs, que fornece um perfil de inclinação para uma rota previamente mapeada.
A duração da bateria é de cerca de 15 horas e hå carregamento råpido via USB-C.
5. GARMIN EDGE 540
- Melhor Custo-BenefĂcio Garmin
➥ EspecificaçÔes
- DimensÔes: 5,8 cm x 8,5 cm x 1,97 cm
- Tela sensĂvel ao toque: NĂŁo
- Tela colorida: Sim
- Tamanho da tela: 66 mm
- Peso: 80 gramas
- Duração da bateria: Até 26 horas (declarado)
- Compatibilidade/recursos: Bluetooth, ANT+, WiFi, Android, iPhone
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Duração fenomenal da bateria
- ClimbPro Ă© uma ferramenta fantĂĄstica
- ConfiĂĄvel e durĂĄvel
- Grande variedade de opçÔes de tela
- Conectividade excelente
- Melhora o desempenho
➥ RazĂ”es para evitar
- Problemas com estatĂsticas de inclinação
- NĂŁo possui tela sensĂvel ao toque
- Mais caro que os concorrentes
A Garmin realmente elevou o desempenho com o Edge 540, mantendo os recursos principais pelos quais seu antecessor, o Edge 530, ficou tĂŁo conhecido.
O 540 agora se consolida como a porta de entrada para a linha de ciclocomputadores voltados para treinamento e desempenho da Garmin, apesar de a marca oferecer o mais acessĂvel e excelente Edge 130 Plus.
Com a adição do ClimbPro, demandas de percurso, GNSS multibanda e recursos como o guia de potĂȘncia, pode-se dizer que a Garmin nĂŁo precisaria ter ido alĂ©m.
PorĂ©m, Ă© a inclusĂŁo do Garmin Coach, presente no Edge 840 e 1050, que realmente eleva o 540 para outro nĂvel.
O mapeamento também recebeu grandes melhorias, com recursos como estradas e trilhas populares e um catålogo muito maior de POIs.
Considerando que o Edge 540 agora estĂĄ disponĂvel em uma versĂŁo Solar, Ă© difĂcil entender por que alguĂ©m escolheria o Edge 840 em vez deste.
6. GARMIN EDGE EXPLORE 2
- O melhor ciclocomputador de custo-benefĂcio para navegação
➥ EspecificaçÔes
- Tamanho: 106,1 x 55,7 x 20,6 mm
- Tela sensĂvel ao toque: Sim
- Tela colorida: Sim
- Tamanho da tela: 3"
- Peso: 105 g
- Duração da bateria: 16 horas
- Compatibilidade/recursos: Bluetooth/ANT+, 16GB de armazenamento, Ă prova d’ĂĄgua IPX7
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Tela grande e clara
- FĂĄcil de configurar e usar
- Navegação excelente
- MĂ©tricas de treinamento suficientes para a maioria das pessoas
➥ RazĂ”es para evitar
- Apenas trĂȘs perfis de atividade
- Suporte frontal nĂŁo incluĂdo
O Edge Explore 2 Ă© uma espĂ©cie de antĂdoto para o Edge 1040 Solar, cheio de recursos e energia solar.
Ele custa menos da metade do 1040 e é direcionado para ciclistas que não precisam de todas as métricas de desempenho ou treinos estruturados ao ar livre. Também não possui Strava Live Segments.
Dito isso, ele emparelha com sensores Bluetooth e ANT+, sincroniza tudo com o Garmin Connect (via Bluetooth; nĂŁo possui WiFi), faz upload para Strava e outros aplicativos de treinamento, e oferece notificaçÔes inteligentes, mensagens de grupo e detecção de incidentes – sempre Ăștil.
Se vocĂȘ utiliza um monitor de frequĂȘncia cardĂaca e um medidor de potĂȘncia, verĂĄ os "Destaques" ao finalizar sua pedalada – um novo VO2mĂĄx (se aplicĂĄvel) e o tempo de recuperação –, que sĂŁo integrados ao Garmin Connect apĂłs a sincronização e adicionados aos seus dados gerais de condicionamento fĂsico, caso esteja acompanhando.
Embora a navegação seja a principal função do Edge Explore 2 – e ele a realiza incrivelmente bem –, o treinamento nĂŁo Ă© negligenciado.
Nos testes, achamos o Edge Explore 2 fĂĄcil de configurar, usar e, relativamente falando, acessĂvel.
Ele Ă© ideal para a maioria dos ciclistas na maior parte do tempo.
NĂŁo possui uma ampla gama de opçÔes (apenas trĂȘs perfis de atividade, por exemplo) ou a versĂŁo mais recente do ClimbPro, e Ă© uma pena que o suporte frontal nĂŁo esteja incluĂdo na caixa.
Mas, no geral, é uma ótima opção pelo custo.
7. GARMIN EDGE 1040 SOLAR
- O melhor ciclocomputador para treinamento
➥ EspecificaçÔes
- Medidas: 59,3 mm x 117,6 mm x 20,0 mm (2,3″ x 4,6″ x 0,8″)
- Tela sensĂvel ao toque: Sim
- Tela colorida: Sim
- Display com dimensĂŁo diagonal de 3,5″ (88,9 mm).
- Peso: 4,7 oz (133 g)
- Duração da bateria: Até 45 horas
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Recarregamento solar
- Recursos inteligentes de gerenciamento de ritmo
- ExperiĂȘncia de usuĂĄrio intuitiva
- Excelente precisĂŁo de GPS
➥ RazĂ”es para evitar
- O desempenho de alto nĂvel tem um preço
- Precisa de um medidor de potĂȘncia para aproveitar ao mĂĄximo
A capacidade de recarregar o Edge 1040 Solar via energia solar Ă© um grande diferencial.
De acordo com a Garmin, o carregamento solar Power Glass™ Ă© capaz de prolongar a bateria em atĂ© 42 minutos por hora no modo de economia, permitindo uma autonomia atĂ© 45 horas em utilização intensa e atĂ© 100 horas no modo econĂŽmico.
Vale destacar que isso se baseia em condiçÔes contĂnuas de 75.000 lux durante pedaladas diurnas.
Essencialmente, isso significa luz solar brilhante consistente, algo que vocĂȘ pode aproveitar durante pedaladas de verĂŁo, mas que, dependendo de onde mora, pode ser menos frequente em estaçÔes mais frias.
Naturalmente, suas expectativas devem levar em conta a cobertura de nuvens.
O Garmin Edge 1040 Solar também conta com uma interface de usuårio reformulada que achamos muito mais fåcil de navegar do que outros modelos Garmin.
A pĂĄgina inicial apresenta campos de dados personalizĂĄveis para que vocĂȘ possa acessar rapidamente seu histĂłrico recente de atividades, cronograma de treinos, previsĂŁo do tempo e muito mais.
TambĂ©m Ă© possĂvel visualizar dados como seu tempo de recuperação usando o recurso glances.
Outros recursos interessantes incluem o Power Guide, que gera uma estratĂ©gia de ritmo para a rota escolhida, ajudando vocĂȘ a gerenciar melhor seus esforços.
Naturalmente, toda essa tecnologia nĂŁo Ă© barata, mas se vocĂȘ estĂĄ em busca de um ciclocomputador completo e avançado, Ă© pouco provĂĄvel que se decepcione.
8. CICLOCOMPUTADOR BRYTON RIDER 420
- Bons recursos a um preço razoåvel
➥ EspecificaçÔes
- ProporçÔes: 59,3 mm x 117,6 mm x 20,0 mm (2,3″ x 4,6″ x 0,8″)
- Tela sensĂvel ao toque: NĂŁo
- Tela colorida: NĂŁo
- Tela medindo 3,5″ (88,9 mm) em sua diagonal
- Peso: 227 g
- Duração da bateria: 35 horas (declarado), 12-14 horas pedalando (testado)
- Compatibilidade/recursos: PotĂȘncia, navegação por GPS, alerta de mensagens
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Ătimo custo-benefĂcio
- FĂĄcil de configurar e usar
- AparĂȘncia agradĂĄvel
- Duração da bateria impressionante
➥ RazĂ”es para evitar
- Posição dos botÔes é desconfortåvel para uso
- Navegação apenas por trilho de migalhas
O Bryton Rider 420 Ă© uma das opçÔes mais acessĂveis da marca.
A unidade principal totalmente equipada suporta praticamente todos os sensores e oferece mĂ©tricas avançadas de dados, como potĂȘncia normalizada e TSS.
Embora não tenha tela colorida, ele pode oferecer direçÔes curva a curva, embora sem um mapa de base, o que significa seguir uma linha preta em uma tela em branco.
A configuração pode ser feita no próprio dispositivo ou por meio do aplicativo complementar, que não foi totalmente intuitivo para nós, mas ainda assim funciona bem.
O melhor de tudo é que, com 35 horas de duração da bateria, ele supera a maioria dos outros ciclocomputadores do mercado.
Com cerca de 77 campos de dados disponĂveis, ele Ă© comparĂĄvel ao Garmin Edge 130 ou ao Wahoo Elemnt Bolt, mas nĂŁo Ă© exatamente uma disputa justa.
Pelo preço mais baixo, vocĂȘ perde mapas e facilidade de uso. No entanto, se o orçamento estiver apertado, Ă© um preço justo para uma unidade funcional.
9. CATEYE QUICK WIRELESS CYCLE COMPUTER
- O melhor ciclocomputador pela simplicidade
➥ EspecificaçÔes
- Medidas: 93,5 mm x 54 mm x 36 mm
- Tela sensĂvel ao toque: NĂŁo
- Tela colorida: NĂŁo
- Tamanho da tela: NĂŁo especificado
- Peso: 24 g
- Vida Ăștil da bateria: Cerca de 1 ano, considerando um uso diĂĄrio de 1 hora
- Funcionalidades e compatibilidade: Mede distùncia, velocidade, altitude, ritmo e duração
➥ Melhores ofertas de hoje
➥ RazĂ”es para comprar
- Interface clara e de leitura intuitiva
- Simples de usar
- Visualmente atraente
➥ RazĂ”es para evitar
- NĂŁo Ă© possĂvel exportar dados da unidade
- Sem rastreamento GPS
- Funcionalidade limitada
Testado ao lado de um Garmin Edge 530, o Cateye Quick apresentou precisĂŁo idĂȘntica Ă unidade mais avançada em termos de velocidade e distĂąncia.
Nada mal para uma unidade tĂŁo simples e relativamente barata, no contexto geral.
Ele também é fåcil de ler em alta velocidade, e sua posição frontal o coloca perfeitamente no campo de visão.
Como em todos os ciclocomputadores simples da Cateye, a duração da bateria é medida em anos, e não em horas.
Com essa simplicidade encantadora, hĂĄ limitaçÔes de funcionalidade. NĂŁo hĂĄ compatibilidade alĂ©m do transmissor de velocidade sem fio, e vocĂȘ nĂŁo terĂĄ um registro de onde esteve, pois nĂŁo hĂĄ chip GPS.
Mas, se vocĂȘ estĂĄ procurando por um ciclocomputador simples e organizado, e nĂŁo precisa de recursos conectados, o Cateye Quick Ă© preciso, confiĂĄvel e, melhor de tudo, tem um visual muito estiloso.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OS MELHORES CICLOCOMPUTADORES
➥ QUAIS RECURSOS POSSO ESPERAR DE UM CICLOCOMPUTADOR BĂSICO SEM GPS?
Os ciclocomputadores mais bĂĄsicos geralmente estĂŁo disponĂveis pelo preço de uma refeição para viagem (ou ainda mais baratos, se vocĂȘ pesquisar um pouco).
Ă claro que, por esse valor, seu computador nĂŁo terĂĄ uma ampla gama de funcionalidades.
Os ciclocomputadores mais baratos medirĂŁo aspectos bĂĄsicos, como sua velocidade e cadĂȘncia (e, a partir disso, calcularĂŁo coisas como sua velocidade mĂ©dia e cadĂȘncia mĂ©dia), obtendo esses dados de sensores de velocidade e cadĂȘncia localizados no quadro da bicicleta, aos quais estĂŁo conectados por fios.
Pagando um pouco mais, vocĂȘ pode fazer um upgrade para um ciclocomputador sem fio, que se conectarĂĄ aos seus sensores de velocidade e cadĂȘncia sem a necessidade de fios visĂveis espalhados pelo quadro.
Esse tipo de computador provavelmente Ă© a melhor opção se vocĂȘ estiver com um orçamento limitado e nĂŁo se preocupar em fazer upload de suas pedaladas para o Strava ou realizar treinos estruturados mais sĂ©rios.
Em geral, gastando um pouco menos de trĂȘs dĂgitos, vocĂȘ encontrarĂĄ mais opçÔes de ciclocomputadores, que começarĂŁo a oferecer mais funcionalidades.
No entanto, a menos que consiga um bom desconto, Ă© improvĂĄvel que esses modelos bĂĄsicos incluam recursos de GPS completo.
➥ QUAIS RECURSOS POSSO ESPERAR DE CICLOCOMPUTADORES GPS BĂSICOS?
Uma unidade GPS de nĂvel bĂĄsico serĂĄ Ăłtima para começar a acompanhar suas pedaladas e, possivelmente, oferecer outros recursos.
Muitas vezes, vocĂȘ encontrarĂĄ pacotes que incluem um monitor de frequĂȘncia cardĂaca e/ou sensor de cadĂȘncia, o que pode elevar ligeiramente o preço, mas acaba sendo mais econĂŽmico do que comprar os itens separadamente.
Nessa faixa de preço, os fabricantes priorizam facilidade de uso, tamanho pequeno e peso leve – geralmente bem abaixo de 3,5 oz/100 g.
A unidade GPS normalmente rastreia estatĂsticas das suas pedaladas, como distĂąncia, tempo, velocidade e tempos de volta, mas nĂŁo fornece navegação.
A maioria das unidades pausarĂĄ automaticamente quando vocĂȘ parar de se mover e retomarĂĄ quando reiniciar, alĂ©m de oferecer conectividade ANT+ para sensores externos.
Os dados da pedalada sĂŁo geralmente exibidos em duas ou trĂȘs linhas em uma tela preta e branca.
Pode haver a opção de especificar quais itens de dados e quantas linhas sĂŁo exibidas, mas um dos principais atrativos desses dispositivos Ă© que vocĂȘ pode ligĂĄ-los e começar a pedalar sem precisar se aprofundar em configuraçÔes complexas.
Portanto, a personalização tende a não ser uma prioridade.
O GPS tambĂ©m pode permitir que vocĂȘ configure alertas quando atingir um valor-alvo, como pedalar por um tempo previamente especificado.
Alguns modelos oferecem funçÔes de competidor virtual, permitindo que vocĂȘ veja como estĂĄ se saindo em comparação com pedaladas anteriores na mesma rota.
➥ QUAIS RECURSOS ENCONTRAREI EM UM CICLOCOMPUTADOR GPS DE MĂDIO ALCANCE?
Gastando um pouco mais, vocĂȘ começarĂĄ a obter funcionalidades adicionais no seu GPS.
Unidades de nĂvel intermediĂĄrio frequentemente vĂȘm em pacotes com monitor de frequĂȘncia cardĂaca ou sensor de cadĂȘncia, mas tambĂ©m oferecem um alto nĂvel de compatibilidade, sendo capazes de exibir e rastrear dados de equipamentos existentes, incluindo dados de potĂȘncia.
Uma unidade de médio alcance geralmente serå maior, com uma tela maior que pode exibir mais dados, frequentemente em cores.
A capacidade de armazenamento de dados provavelmente tambĂ©m aumentarĂĄ. A unidade pode ser controlada por botĂ”es ou tela sensĂvel ao toque, e muitas unidades intermediĂĄrias adicionam funcionalidades de mapeamento e navegação.
Algumas vĂȘm com mapas-base prĂ©-instalados ou que podem ser baixados, enquanto outras podem oferecer apenas trilhas de migalhas.
Devido à forma como funciona a triangulação via satélite GPS, os dados de altitude calculados pelo GPS são menos precisos do que os dados posicionais.
Assim, unidades de especificaçÔes mais altas frequentemente incluem um altĂmetro baromĂ©trico para aumentar a precisĂŁo do registro de altura e taxa de subida.
Muitas unidades de médio alcance agora incluem sincronização via Bluetooth com um smartphone, permitindo que seu computador mostre chamadas e mensagens na tela, além de outros dados do telefone, como alertas meteorológicos.
Alguns computadores enviam dados de volta ao telefone, permitindo transmitir o progresso da pedalada para a internet, onde pessoas autorizadas podem visualizĂĄ-lo, e fazer upload de suas pedaladas sem a necessidade de um cabo USB.
➥ QUAIS RECURSOS POSSO ESPERAR ENCONTRAR EM UM CICLOCOMPUTADOR GPS DE ALTO PADRĂO?
A corrida por inovaçÔes em ciclocomputadores de alto padrĂŁo continua, e os fabricantes parecem anunciar novos recursos de Ășltima geração a cada poucos meses.
Esses produtos podem custar quase metade do preço de uma bicicleta de estrada decente ou mais, pesar atĂ© 7 oz/200 g e podem vir acompanhados de uma cinta de monitor de frequĂȘncia cardĂaca e um sensor de cadĂȘncia.
Nesse nĂvel de preço, vocĂȘ deve esperar uma tela sensĂvel ao toque colorida, mapeamento, navegação curva a curva e recursos avançados de treinamento e integração.
Isso pode incluir conectividade WiFi para transferĂȘncia de dados, sugestĂ”es de rotas e a capacidade de compartilhar uma rota com seus companheiros de pedalada.
Esses computadores de alto padrão provavelmente terão integração com outros dispositivos e aplicativos.
A maioria se conectarå a transmissÔes eletrÎnicas para informaçÔes de marchas, exibirå segmentos do Strava Live e permitirå sincronizar treinos diretamente de aplicativos de terceiros como TrainingPeaks ou Today's Plan.
Houve um tempo em que a duração da bateria era um problema nesses computadores com telas grandes, mas agora vocĂȘ pode esperar cerca de 20 horas de autonomia.
Essas unidades de alto nĂvel terĂŁo acesso a vĂĄrias constelaçÔes de satĂ©lites de posicionamento, como o GLONASS russo, o BeiDou chinĂȘs e a rede Galileo da UE.
➥ COMO POSSO USAR UM CICLOCOMPUTADOR PARA ANALISAR OS DADOS DA MINHA PEDALADA?
Mesmo unidades bĂĄsicas de GPS para ciclismo permitem que vocĂȘ baixe os dados apĂłs a pedalada para o site de registro do fabricante e o aplicativo do telefone.
Esses aplicativos oferecem suporte para anålise de pedaladas, planos de treinamento e interação social, embora a qualidade da funcionalidade e da interface do usuårio varie.
Caso o site do fabricante seja insuficiente, vocĂȘ pode entĂŁo fazer o upload dos seus dados para o Strava, Training Peaks ou outros sites de terceiros.
As opçÔes de anĂĄlise serĂŁo mais detalhadas, Ă© claro, se vocĂȘ tiver usado dispositivos perifĂ©ricos, como um sensor de cadĂȘncia ou um medidor de potĂȘncia, para capturar dados extras.
➥ QUAIS SĂO AS MELHORES ALTERNATIVAS A UM CICLOCOMPUTADOR?
Se vocĂȘ nĂŁo quiser comprar um GPS especĂfico para ciclismo, outras opçÔes estĂŁo disponĂveis. Smartphones modernos possuem um chip GPS embutido.
Ele pode nĂŁo ser tĂŁo preciso quanto o chip de um GPS dedicado para ciclismo, mas ainda deve permitir que vocĂȘ rastreie sua posição com precisĂŁo razoĂĄvel.
VocĂȘ pode registrar suas pedaladas usando um aplicativo de smartphone como o Strava, sendo que os melhores aplicativos oferecem boa parte das funcionalidades de um ciclocomputador bĂĄsico.
VocĂȘ pode colocar o telefone no bolso ou comprar um suporte para telefone que se prende ao guidĂŁo ou ao avanço, como um suporte da Quadlock ou Rokform.
Ambos sĂŁo bons exemplos de como montar o telefone no guidĂŁo de forma segura.
Se usar o telefone, tome cuidado com a ĂĄgua, pois muitos modelos nĂŁo sĂŁo resistentes Ă ĂĄgua. A duração da bateria tambĂ©m pode ser um problema, especialmente se vocĂȘ quiser usar a tela do telefone para visualizar os dados enquanto pedala.
Se vocĂȘ vai levar o telefone, outra opção Ă© usar sua capacidade GPS para coletar dados da pedalada, que sĂŁo transmitidos via Bluetooth para uma unidade de exibição montada no guidĂŁo, como o Cateye Padrone.
Isso permite que vocĂȘ mantenha o telefone fora do caminho e desligue a tela enquanto ainda pode ver as estatĂsticas da pedalada.
As unidades de exibição geralmente também mostram dados coletados de dispositivos periféricos via ANT ou Bluetooth.
Relógios esportivos com GPS também são populares entre triatletas e ciclistas de mountain bike.
Nossa pĂĄgina sobre os melhores smartwatches para ciclismo oferece uma visĂŁo completa sobre rastreadores de fitness vestĂveis que sĂŁo excelentes para pedalar.
Esses dispositivos permitem rastrear atividades em diferentes esportes e muitos permitem conexão com dispositivos periféricos, além de incluir navegação.
Alguns modelos vĂȘm com um suporte para guidĂŁo, permitindo que vocĂȘ use o relĂłgio preso Ă bicicleta ou no pulso.
Com conteĂșdos da Cyclingweekly