Quatro passos simples para ajudar você a limpar este importante equipamento de segurança.
Se você costuma usar um boné de ciclismo, é ainda mais provável que se preocupe mais em limpar o boné do que o capacete, já que ele absorve todo o suor e os resíduos de gel de cabelo que descem do couro cabeludo.
No entanto, o capacete de ciclismo também merece uma boa limpeza, especialmente considerando que ele possui acolchoamento que pode absorver suor e odores. Para ajudá-lo a eliminar a sujeira e os germes, aqui está tudo o que você precisa saber sobre como limpar seu capacete de ciclismo.
Você precisa limpar seu capacete de ciclismo?
Sim, assim como seu conjunto de roupas de ciclismo precisa de limpeza regular, o capacete também. Isso evita que ele se torne um terreno fértil para bactérias, o que pode causar infecções bacterianas ou fúngicas desagradáveis.
"O principal que precisa ser limpo são as almofadas, pois elas absorvem o suor", diz Randy Swart, diretor executivo do Bicycle Helmet Safety Institute, um programa sem fins lucrativos que informa os consumidores sobre a segurança de capacetes.
A segunda área que você deve limpar são as tiras da cabeça, porque elas também absorvem suor, e esse suor pode endurecer as fibras das tiras, dificultando o fechamento do capacete de ciclismo no próximo uso, ele explica.
A frequência com que você limpa seu capacete é uma questão de preferência pessoal, dependendo do tipo de pedal que você faz (por exemplo, ciclistas de ciclocross podem precisar limpá-lo com mais frequência), de quanto você pedala e de quanto você sua. Mas o processo de limpeza do capacete de ciclismo é muito simples.
Como limpar um capacete de ciclismo?
Swart recomenda seguir as instruções do fabricante do capacete ou estas orientações simples caso você tenha perdido ou não encontre o manual.
O que você vai precisar:
- Balde
- Água morna
- Detergente para louça
- Esponja
1. Com algumas gotas de sabão para louça e água morna, lave suavemente a parte externa do capacete com uma esponja macia. Lave as almofadas à mão e limpe as tiras com a esponja também. (Evite esfregar excessivamente qualquer parte do capacete.)
2. Se o capacete tiver almofadas removíveis, é seguro retirá-las, lavá-las à mão e deixá-las secar ao ar livre. Swart recomenda colocar as almofadas entre duas toalhas para acelerar o processo de secagem. Caso as almofadas não sejam removíveis, lave-as no lugar, usando os dedos para alcançar todas as áreas.
3. Enxágue o capacete, as almofadas e as tiras cuidadosamente com água morna.
4. Deixe o capacete e qualquer acolchoamento removível secar durante a noite. Tenha em mente que o acolchoamento pode levar mais tempo para secar completamente, alerta Swart.
- A História por Trás das Camisas Coloridas no Tour de France
- As 10 Corridas de Ciclismo Mais Antigas e Suas Histórias Incríveis
Há algo que você deve evitar ao limpar um capacete de ciclismo?
O processo parece quase simples demais para ser verdade, mas funciona. No entanto, de acordo com Swart, aqui estão algumas coisas que você deve evitar:
- Não coloque o capacete de ciclismo na máquina de lavar ou na secadora, pois isso pode causar danos.
- Evite produtos de limpeza com produtos químicos agressivos (como alvejante, amônia ou solventes), pois eles também podem danificar o capacete. Se precisar limpar uma mancha difícil, como maquiagem, Swart recomenda usar um detergente mais forte e esfregar o capacete ou as almofadas com uma esponja, evitando o uso de solventes no revestimento de espuma.
- Não use o capacete após ter piolhos ou uma infecção contagiosa. Se você tiver piolhos, coloque o capacete em um saco plástico por duas semanas para que quaisquer lêndeas restantes eclodam e morram.
- Se você estiver se recuperando de uma condição infecciosa, como COVID, por exemplo, é ainda mais importante lavar o capacete de ciclismo conforme descrito acima.