Carregamento Solar SRAM AXS: Inovação Revolucionária em Bicicletas


Painéis solares em componentes de uso diário da bicicleta podem reduzir enormemente o risco de esgotamento das baterias AXS no meio do percurso

Uma patente recente da SRAM, publicada em 6 de fevereiro de 2024, detalha um novo método para carregar baterias AXS. Um painel solar, integrado aos pára-lamas dianteiro e traseiro, bem como um porta-garrafas, poderia ser usado para carregar uma bateria sobressalente do AXS durante a condução. Ou não em movimento – as células solares só precisam de ver um pouco de luz solar.

SRAM fabricará pára-lamas e gaiolas para garrafas, estações de carregamento solar para sua bateria AXS sobressalente?


A patente (US 11894716 B2) descreve um conjunto de células solares fixadas na plataforma, juntamente com um capacitor e uma unidade de carregamento de bateria que pode transmitir energia a uma bateria a uma tensão entre 6,0 e 8,4 volts. Grosso modo, em condições ideais de iluminação, um conjunto de células solares de 10 cm x 10 cm levaria algumas horas para carregar uma bateria AXS de 2,2 Wh. 

Tivemos um vislumbre deste projeto no ano passado através de um pedido de patente anterior da SRAM, mas agora vemos a adição de pára-lamas traseiros adequados para estradas e cascalho com a mesma captação de energia e capacidade de carregamento de bateria AXS.


Tenho certeza de que a maioria dos pilotos que usam componentes AXS gostaria de ter a opção de carregar uma bateria AXS sobressalente enquanto andava. Certo, é fácil transportar um sobressalente carregado em uma mochila ou alforje, mas mesmo as baterias não utilizadas descarregam lentamente com o tempo, especialmente em condições de frio. Mesmo em condições de pouca luz, pode ser muito útil ter a capacidade de carregar lentamente sua bateria sobressalente AXS, para que ela não se esgote no momento em que você precisar.


Se a SRAM levar o carregamento da bateria solar AXS aos componentes diários das bicicletas, como para-lamas ou porta-garrafas, o uso de seus grupos eletrônicos poderá se tornar uma opção viável para o contingente de cicloturismo de longa distância e vários dias. Não é mais necessário considerar as paradas na civilização (pelo menos não para a eletricidade). Mas, convenhamos, é improvável que essas pessoas se afastem do confiável desviador mecânico operado por cabo.

Independentemente de você gostar ou não, é legal ver que a SRAM está trabalhando em uma solução inovadora nos bastidores.