Girmay conquista o Critérium de Saitama de baixo de chuva

eritreu, vencedor de três etapas no último Tour de France, vence no Japão à frente de Primoz Roglic e Mark CavendishPhilipsen, quarto.

A Saitama Super Arena, que sediou os eventos olímpicos de basquete em 2021 após receber artistas do calibre de Madonna, U2, Whitney Houston, Queen e Taylor Swift, abriu suas portas mais uma vez para o Critério de Saitama (Japão). 

Os corredores se refugiaram nesse monumental edifício das chuvas que caíam sobre o circuito, aguardando o início da contrarrelógio por equipes, que terminou com a vitória da equipe japonesa Shimano Racing. Assim que saíram para as ruas, o pelotão se transformou em uma caldeira de ambição que aumentava a cada volta que passava.

Ciclistas japoneses como Hikaru Sato e Yusuke Hatanaka, ansiosos por brilhar em casa, tentaram escapar várias vezes, mas foram frustrados pela determinação tenaz de Jasper Philipsen e Mark Cavendish em lutar pelos pontos em jogo nos sprints intermediários, posicionados na linha de chegada a cada quatro voltas. 

Enquanto isso, Romain Bardet e Chris Froome, dois antigos vencedores da camisa de bolinhas no Tour, competiam pelos pontos de rei da montanha oferecidos no topo de uma suave inclinação à saída de um túnel subterrâneo.

As condições da corrida lembravam mais as clássicas do norte do que o calor abrasador que às vezes atinge a França em julho, causando alguns acidentes. Roger Adrià teve que abandonar a corrida após se lesionar no joelho a 34 km do final. 

Girmay conquista o Critérium de Saitama de baixo de chuva

A classificação por pontos foi decidida no último momento, com Philipsen garantindo a vitória no último sprint intermediário. Romain Bardet venceu a classificação de montanha após se juntar a Primož Roglič e Yukiya Arashiro em uma fuga nos últimos 10 km.

O grupo de três homens na liderança abriu uma vantagem de cerca de 15 segundos sobre o pelotão, mas, quando soou o sino para a última volta, o maillot vermelho estava sozinho à frente. 

O esloveno tinha boas razões para acreditar em suas chances a 2 km do final, mas a Intermarché-Wanty trabalhou para alcançá-lo a tempo. Girmay derrotou confortavelmente seus rivais para conquistar uma nova vitória (Roglic e Cavendish completaram o pódio) e uma nova experiência no Tour de France.

COM CONTEÚDO DO AS.COM