Camisas sem zíper são frequentemente vistas no mountain bike, mas raramente no ciclismo de estrada.
Apesar de não ter corridas de estrada, dezembro costuma ser um mês bastante movimentado no ciclismo mundial, graças ao constante ciclo de novidades envolvendo novos uniformes, mudanças de patrocinadores e lançamentos para a temporada de 2025.
Muitos novos uniformes estão sendo apresentados, sendo que a entrada da Maap no WorldTour através das equipes Jayco-AlUla e Liv-AlUla-Jayco talvez seja a maior novidade até agora.
No entanto, as grandes equipes nem sempre trazem as notícias mais interessantes, pelo menos do ponto de vista tecnológico. Este ano, a troca de patrocinadores mais curiosa talvez venha da equipe escandinava Uno-X Mobility, que está trocando a marca belga BioRacer pela marca dinamarquesa Fusion, mais alinhada com uma equipe composta quase inteiramente por ciclistas e funcionários escandinavos.
O design do uniforme não é visualmente novo – o clássico vermelho com uma grande faixa amarela vibrante – mas o que chama atenção, pelo menos nas fotos divulgadas no Instagram, é a ausência de um zíper na camisa masculina.
Camisas sem zíper não são uma novidade em geral e são usadas principalmente no mountain bike cross-country, onde são feitas quase inteiramente de malha para melhor gerenciamento de calor.
A equipe UAE Team Emirates já testou um design sem zíper no passado, em 2018, mas os ciclistas pareciam preferir a opção de abri-lo totalmente, e o modelo foi raramente usado. Um design sem zíper também inviabiliza o uso de um macacão completo, já que não há como vestir a peça de outra forma.
Olhando para o patrocínio da Fusion à equipe ProContinental dinamarquesa coloQuick, parece que as opções sem zíper são usadas alternadamente com uniformes e camisas com zíper, presumivelmente com base na preferência dos ciclistas.
Onde a camisa Fusion parece divergir do padrão – se é que existe um "padrão" – é no fato de que não é totalmente de malha, pelo menos não a que aparece nas fotos.
A empresa oferece três opções de camisas sem zíper: o modelo "TEMPO! ONE", exibido nas imagens, é confeccionado com lycra sólida para a parte principal; além disso, há o "TEMPO HC", feito de malha, e a mais comumente chamada "cycling training jersey", para treinos.
No site da Fusion, a descrição da camisa TEMPO! ONE menciona aerodinâmica aprimorada com a remoção do zíper, mas uma pesquisa mais detalhada revela que algumas opções de cores possuem mangas aerodinâmicas com linhas trip-strip e outras têm mangas de malha.
Dado que macacões são praticamente a norma, será interessante ver se os ciclistas optarão pelo modelo sem zíper no uso geral ou por versões modificadas dos macacões de triatlo da marca? Perguntamos sobre isso a Casper Von Folsach, treinador de performance da equipe:
"É minha camisa favorita quando estou pedalando com bretele e camisa separada. Mas os ciclistas também recebem uma camisa com zíper para treinos, caso prefiram. No entanto, para as corridas, competiremos praticamente exclusivamente com macacões (diferentes modelos para diferentes condições).”