O mundo do ciclismo se prepara para um momento histórico: o Giro d’Italia 2025 prestará uma emocionante homenagem ao Papa Francisco, que faleceu em abril deste ano aos 88 anos.
A última etapa da competição terá um início simbólico e neutralizado no Vaticano, um tributo à memória do pontífice que marcou gerações com sua mensagem de paz e humanidade.
No dia 1º de junho, mais de 150 ciclistas de elite percorrerão os jardins do Vaticano, passando pela Basílica de São Pedro e pelo Hotel Santa Marta, residência do Papa Francisco durante seu pontificado. Os três quilômetros dentro do território sagrado serão um momento único, já que o percurso incluirá áreas normalmente fechadas ao público.
Originalmente, a ideia era que o próprio Papa desse a largada simbólica da etapa final, em alusão ao Ano Santo de 2025.
Queríamos chegar até a Casa Santa Marta porque sabíamos que o Papa estava envelhecendo. Imaginávamos que ele poderia descer e abençoar os ciclistas
, explicou Mauro Vegni, diretor do Giro, em entrevista à Associated Press.
Infelizmente, as coisas tomaram outro rumo, mas esta será nossa forma de honrá-lo.
Os competidores entrarão pelo Portão Petriano, contornarão a basílica, atravessarão os jardins e sairão pelo Portão Perugino. A passagem pelo Vaticano será neutralizada—ou seja, sem competição—devido ao risco de quedas em um local tão simbólico.
Para o Bispo Paul Tighe, do Ministério da Cultura e Educação do Vaticano, a presença do Giro no território sagrado reforça a conexão entre fé e esporte:
O esporte mobiliza multidões, assim como a religião. Celebrar conquistas humanas também é uma forma de celebrar a vida, e isso é importante para a Igreja.
Esta não é a primeira vez que o Giro passa pelo Vaticano—já aconteceu em 1974 e 2000—, mas, desta vez, o clima será de respeito e emoção, transformando a prova em um marco além do esporte.
Onde assistir?
Não perca nenhum pedal! Acompanhe o Giro d’Italia, o Tour de France e a Vuelta a España ao vivo e sob demanda no TNT Sports e discovery+.
Uma etapa para entrar na história, unindo ciclismo, fé e uma homenagem que ficará para sempre no coração dos fãs. 🚴♂️❤️