Cavendish e a sua família foram assaltados à mão armada em novembro de 2021
Três homens que assaltaram Sir Mark Cavendish à mão armada na sua residência em novembro de 2021 foram notificados de que devem restituir 750 mil libras nos próximos três meses ou cada um enfrentará mais seis anos de prisão.
Usando balaclavas, Romario Henry, Ali Sesay e Jo Jobson invadiram a casa de Cavendish em Essex enquanto ele e a sua família dormiam, antes de o atacarem no seu quarto. Cavendish teve uma faca de estilo "zombie" encostada à garganta antes do trio roubar dois relógios de luxo Richard Mille, avaliados em mais de 700 mil libras, além de outros objetos.
Os três homens foram todos detidos em novembro de 2023. De acordo com uma reportagem da BBC, o grupo de assaltantes foi agora notificado de que deve restituir 754.525 libras nos próximos três meses ou enfrentar prolongamentos das suas penas de prisão, declarou um juiz no Tribunal de Chelmsford.
Dois celulares, avaliados em 2.325 libras, um cofre vazio e uma mala Louis Vuitton de 2.200 libras também foram roubados de Cavendish e da sua família.
Numa audiência em Chelmsford, o juiz Alexander Mills afirmou que o trio assumiu "controle conjunto" dos bens roubados, o que significa que "obtiveram benefício" do violento incidente que cometeram.
Henry tinha anteriormente alegado que os relógios roubados tinham sido vendidos, embora o juiz Mills tenha afirmado que os dois objetos "nunca foram localizados no local e não foram vistos desde então" e que funcionariam como uma "reserva de riqueza".
Mills declarou que acreditava que o trio condenado tinha beneficiado financeiramente do assalto e ataque à residência de Cavendish.
Ao discutir as finanças do trio, Mills afirmou que os três homens poderiam pagar a quantia de 754.525 libras estipulada na audiência. Foi revelado por Mills que Sesay possuía um Mercedes avaliado em 1.000 libras e tinha 24.750 libras em dinheiro, mas Henry não possuía bens. Juntamente com os itens de Sesay, a reportagem da BBC indica que Jobson teria uma quantia não especificada em dinheiro numa conta bancária que foi apreendida pelas autoridades.
Mills também ordenou o pagamento de 1.897 libras de indemnização a Cavendish e 3.359 libras à sua esposa, além de uma quantia não especificada à empresa que, segundo se entende, tinha alugado os relógios ao casal.
Henry, de 34 anos, foi anteriormente condenado a cumprir uma pena de prisão de 15 anos, enquanto Sesay, de 30 anos, está agora cumprindo uma pena de 12 anos.
Jobson, que fugiu após a invasão da residência, recebeu uma pena de prisão de 15 anos num julgamento separado dos outros membros do grupo.
Numa entrevista anterior ao The Telegraph, Cavendish afirmou que tinha flashbacks regulares do incidente. Após o trio ter recebido penas de prisão, Peta Cavendish disse que o crime tinha "transformado um lar familiar amoroso num constante lembrete de ameaça e medo".
"Nenhuma família deveria passar pelo que passámos", disse ela. "Mas independentemente da sentença, qualquer pai compreenderá, tenho a certeza, que nenhum tempo na prisão poderia compensar o que eles nos fizeram naquela noite."