A holandesa Femke Gerritse, da equipe SD Worx, protagonizou um sprint espetacular nos metros finais da terceira etapa da Vuelta Femenina, superando a experiente Marianne Vos (Visma-Lease a Bike) e assumindo a liderança geral da prova.
Com o bônus de segundos conquistado na chegada, Gerritse, de apenas 23 anos, vestiu a cobiçada camisa vermelha de líder, que até então pertencia à italiana Letizia Paternoster (Liv-AlUla-Jayco), agora terceira colocada na classificação geral, com Vos entre as duas.
O desfecho foi marcado por tensão: nos dois quilômetros finais, um grande acidente no pelotão tumultuou a chegada em Huesca, mas Gerritse manteve a calma e mostrou força no sprint decisivo.
“É inacreditável, eu realmente não esperava por isso”, contou Gerritse após a vitória. “Conquistei o sprint bônus e pensei ‘ok, meu sprint está bom’, mas o final foi uma loucura. Senti a Marianne se aproximando, mas consegui segurar a ponta. É mesmo uma sensação incrível.”
A própria Gerritse descreveu a etapa como caótica: “O início foi cheio de curvas, subidas e descidas, tudo muito molhado. O vento vinha contra, dificultando ainda mais. Mas fiquei feliz que terminou em sprint.”
Ela fez questão de elogiar o trabalho de sua equipe: “O lançamento foi simplesmente perfeito. Assumimos a ponta a dois quilômetros da chegada, e Anna Van der Breggen e Mischa Bredewold foram sensacionais, me dando toda a tranquilidade para finalizar.”
Como foi a etapa
O percurso de 132,4 km entre Barbastro e Huesca começou movimentado, com cinco ciclistas escapando cedo e abrindo vantagem de três minutos sobre o pelotão. A fuga foi neutralizada a 33 km do final, pouco antes de ventos cruzados causarem pequenas divisões no grupo principal, rapidamente resolvidas.
Já nos metros finais em Huesca, um grande tombo afetou o pelotão, mas a SD Worx controlou o ritmo e preparou o terreno para a vitória de Gerritse.
Resultados da Etapa 3 – Vuelta Femenina 2025
Barbastro > Huesca, 132,4 km
- Femke Gerritse (Holanda) SDWorx-Protime – 3:23:24
- Marianne Vos (Holanda) Visma-Lease a Bike
- Linda Zanetti (Suíça) Uno-X Mobility
- Mischa Bredewold (Holanda) SDWorx-Protime
- Megan Jastrab (EUA) Picnic PostNL
- Victoria Guazzini (Itália) FDJ-Suez
- Letizia Paternoster (Itália) Liv-AlUla-Jayco
- Kasia Niewiadoma (Polônia) Canyon-SRAM-Zondacrypto
- Cat Ferguson (Grã-Bretanha) Movistar
- Agnieszka Skalniak-Sózka (Polônia) Canyon-SRAM-Zondacrypto (todas no mesmo tempo)
Classificação Geral após 3 etapas
- Femke Gerritse (Holanda) SDWorx-Protime – 6:07:50
- Marianne Vos (Holanda) Visma-Lease a Bike – a 12s
- Letizia Paternoster (Itália) Liv-AlUla-Jayco – mesmo tempo
- Riejanne Markus (Holanda) Lidl-Trek – a 17s
- Monica Trinca-Colonel (Itália) Liv-AlUla-Jayco – a 20s
- Mischa Bredewold (Holanda) SDWorx-Protime
- Anna van der Breggen (Holanda) SDWorx-Protime
- Mavi García (Espanha) Liv-AlUla-Jayco – mesmo tempo
- Demi Vollering (Holanda) FDJ-Suez – a 23s
- Marie Le Net (França) FDJ-Suez – mesmo tempo
A Vuelta Femenina segue emocionante, com disputas acirradas e grandes nomes do ciclismo feminino lutando pelo título.