Australiano executa sua estratégia com perfeição em um dia de ataques pelas montanhas dos Apeninos
Luke Plapp (Jayco-AlUla) atacou a 45km da chegada para vencer uma etapa eletrizante pelos Apeninos na 8ª etapa do Giro d'Italia 2025.
O ciclista de 24 anos conseguiu integrar uma disputadíssima fuga de 20 corredores e jogou suas cartas na perfeição para conquistar sua primeira vitória em uma Grande Volta. A conquista marca sua recuperação após uma queda no início da temporada que resultou em cirurgia no pulso em fevereiro.
O australiano se destacou de um grupo que incluía Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) e Diego Ulissi (XDS-Astana), que terminaram em segundo e terceiro lugares no dia. O veterano italiano começou a etapa 4:01 atrás da camisa rosa Primož Roglič (Red Bull-Bora-Hansgrohe) e esperava conseguir tempo suficiente sobre o pelotão para vestir a Maglia Rosa em estradas de casa, na Toscana, na 9ª etapa. Foi por um triz, mas o corredor da XDS-Astana roubou a camisa rosa do esloveno por apenas alguns segundos e assumiu a liderança da corrida.
No pelotão principal, a disputa permaneceu em grande parte num impasse, com Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) lançando um longo sprint final para tirar apenas um segundo de vantagem de Roglič sobre ele.
Foram necessários cerca de 90 minutos de batalha até que a fuga finalmente conseguisse se libertar do pelotão. Entrando no terço final da corrida, a colaboração do grupo diminuiu e vários ciclistas tentaram atacar. No entanto, Plapp mostrou-se o mais forte de todos e conseguiu estabelecer sua vantagem. O significado do resultado não passou despercebido pelo ciclista de Melbourne enquanto falava com o entrevistador após a etapa.
"É uma loucura. Para ser sincero, ainda não consigo acreditar. Sinto que esse momento demorou para chegar, sempre mirando o verão australiano e nunca conseguindo fazer um resultado acontecer na Europa. No ano passado, cheguei tão perto tantas vezes no Giro, e ter conquistado isso hoje é realmente muito especial", disse Plapp.
"Marcamos essa etapa há algumas semanas e esta manhã no ônibus estávamos muito animados, então fazer isso acontecer é um sonho realizado."
Plapp havia sofrido uma queda durante o contrarrelógio na segunda etapa em Tirana, acabando com suas chances de lutar por um resultado na classificação geral. Ele estava radiante por ter se recuperado e conquistado a vitória.
"Acho que desde as Olimpíadas do ano passado até a cirurgia no pulso em fevereiro e agora caindo no primeiro contrarrelógio, isso faz tudo valer a pena. Os momentos baixos no ciclismo são realmente muito baixos e há muito tempo entre os altos, então ter um resultado como este é incrível."
Os esforços de Plapp na última hora de corrida são particularmente impressionantes devido à luta para entrar na fuga inicialmente. Ele foi um dos 20 sortudos que conseguiram se destacar no movimento do dia.
😘🩷 That first Maglia Rosa feeling #GirodItalia | @XDSAstanaTeam - @DiegoUlissi pic.twitter.com/JCY858nCJj
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 17, 2025
Uma vez lá, Plapp executou uma obra-prima tática. Dosou seu esforço na subida de primeira categoria de Sassotetto e novamente para ir solo na penúltima subida classificada do dia, o Montelago.
"Foi inacreditável a luta para entrar na fuga," recordou Plapp. "Continuava e continuava. Houve um momento em que eu estava caindo muitas vezes, quase fiquei para trás, e então dei mais uma chance apenas para tentar entrar e havia um grupo enorme que conseguiu."
"Eu sabia que não poderia vencer nenhum deles num sprint, então sabia que tinha que ir em algum momento bem cedo. Acho que do jeito que as corridas têm acontecido este ano, os movimentos longos têm sido muito bem-sucedidos, então isso estava na minha mente – o primeiro a fazer um movimento sempre tem uma vantagem."
"Pensei em tentar e, para ser honesto, só queria uma pequena vantagem na descida também, então ficar à frente até a chegada definitivamente não era o que eu esperava."
Como aconteceu
Após a batalha pela classificação geral ganhar vida na chegada em Tagliacozzo na 7ª etapa, o oitavo dia de corrida do Giro d'Italia 2025 seria outro dia de escalada com a corrida entrando na região de Marche.
Foi anunciado como um dia para a fuga, mas demorou muito tempo para que o movimento do dia se concretizasse.
Os primeiros 50 quilômetros da etapa aconteceram em terreno ondulado antes que as subidas classificadas começassem. Nomes como Mads Pedersen (Lidl-Trek) e Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) estavam entre aqueles que tentaram ataques iniciais. No entanto, a Red Bull-Bora-Hansgrohe estava sendo seletiva sobre quem permitiria escapar, e muitas equipes estavam procurando sair na frente, o que fez com que levasse quase 90 minutos para que a fuga do dia finalmente se estabelecesse.
Enquanto as escaramuças iniciais aconteciam, Pedersen conquistou pontos máximos no sprint intermediário em Roccafluvione para fortalecer seu domínio sobre a Maglia Ciclamino. Davide Piganzoli (Polti-Visit Malta) levou nove pontos na primeira subida classificada para Croce di Casale.
A fuga do dia finalmente se concretizou após quase 90km percorridos. 20 ciclistas se afastaram do pelotão, incluindo: Romain Bardet (Picnin-PostNL), Luke Plapp (Jayco-AlUla), Wilco Kelderman, Dylan van Baarle (ambos Visma-Lease a Bike), Igor Arrieta (UAE Team Emirates-XRG), Diego Ulissi e Lorenzo Fortunato (ambos XDS-Astana). O detentor da Maglia Azzurra, Fortunato, era o melhor colocado na classificação geral do grupo, a 2:57, dando-lhe uma pequena chance de vestir rosa.
Este forte movimento rapidamente construiu uma vantagem um pouco acima de dois minutos. Ao se aproximarem do pé da maior subida do dia - o Sassotetto de primeira categoria (13,1km a 7,3%) - Van Baarle estava ansioso para avançar assim que a escalada começou, rapidamente eliminando alguns dos ciclistas mais fracos da fuga.
A distância para o pelotão liderado pela Red Bull-Bora-Hansgrohe cresceu para mais de cinco minutos e começou a parecer que seria um dia para o grupo da frente lutar pela vitória da etapa. No topo, Fortunato teve que lutar contra Bardet para vencer o sprint por 40 preciosos pontos de montanha, mas estendeu sua liderança nessa classificação.
A dupla acelerou na descida numa tentativa de construir uma vantagem sobre os 16 perseguidores restantes no resto da fuga. O duo foi alcançado por Andrea Vendrame (Decathlon-AG2R) e Georg Steinhauser (EF Education First-EasyPost) na descida, e uma diferença de meio minuto sobre o resto da fuga foi estabelecida.
Quando a descida se transformou novamente em colinas onduladas, grande parte do resto da fuga voltou facilmente ao grupo liderado por Bardet, formando um grupo da frente de dez ciclistas. No entanto, a harmonia no grupo da frente foi quebrada, e os ataques continuaram a acontecer, com Arrieta, Plapp e Van Baarle correndo de forma particularmente agressiva. A distância para o pelotão se mantinha acima da marca dos cinco minutos, o que significava que as perspectivas de Fortunato para a camisa rosa melhoravam o tempo todo.
Um grupo de sete com Vendrame, Steinhause, Plapp, Bardet, Kelderman, Arrieta e Ulissi se separou do resto da fuga. Na aproximação à subida de terceira categoria de Montelago (5,5km a 6,9%), sua vantagem sobre os outros cresceu para mais de um minuto.
Dois dos ciclistas mais experientes do Giro, Ulissi e Kelderman, atacaram no pé de Montelago. A dificuldade do dia começou a se fazer sentir na frente, com os ciclistas se espalhando por toda a subida. Arrieta conseguiu chegar aos líderes, com Steinhauser e Plapp logo atrás nos trechos mais íngremes. Atrás, no pelotão, a Bahrain Victorious aumentou o ritmo através de Andrea Pasqualon, esperando colocar os rivais da classificação geral de Antonio Tiberi sob pressão. A UAE Team Emirates-XRG se juntou a eles perto do topo da subida.
Plapp chegou à liderança e parecia forte quando atacou no topo da subida. A 45km da chegada, Plapp havia estabelecido uma vantagem significativa. Ele parecia forte, mas ainda tinha cerca de uma hora de terreno ondulado entre ele e sua primeira vitória de etapa em uma Grande Volta.
Neste ponto, a diferença da frente para o pelotão era de 5:30, mas com Fortunato preso em um grupo intermediário, era seu companheiro de equipe, Ulissi, quem parecia ter a melhor chance de vestir rosa no final do dia.
Plapp estava usando seu dom para contrarrelógio a seu favor na descida suave antes dos ondulados 20km finais. Sua vantagem sobre o trio perseguidor de Kelderman, Arrieta e Ulissi cresceu para um minuto, e o jovem de 24 anos de Melbourne parecia o homem mais forte.
Plapp venceu o Red Bull Kilometre até Castel Santa Maria enquanto Arrieta partiu em perseguição sozinho. Ele rapidamente diminuiu 20 segundos, mas ainda parecia uma tarefa difícil para o jovem espanhol. Ele foi alcançado por Kelderman e Ulissi faltando 11km. Com a diferença para Plapp ainda em um minuto, as coisas pareciam seladas para o australiano. Ulissi estava pedalando particularmente forte no grupo de perseguição em sua ambição de vestir rosa em sua região natal, a Toscana, na etapa seguinte.
O ritmo do pelotão aumentou no final, significando que a camisa rosa estava em jogo. Pidcock atacou na subida final da etapa, o Gagliole de quarta categoria (800m a 8,1%), e a UAE continuou a pressionar enquanto o grupo diminuía para cerca de 25 ciclistas. O sonho de Ulissi de vestir rosa em casa se tornava realidade.
🔻 After a remarkable solo effort of 46 KM, @LucasPlapp signs his first ever Grand Tour success!
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 17, 2025
🔻 🔻 Dopo un assolo di 46 KM, @LucasPlapp ha centrato il primo successo in un Grand Tour!
⏪ The @continentaltire Ultimo Kilometro#GirodItalia pic.twitter.com/gTTL4jSbvK
Plapp, no entanto, manteve-se forte e conquistou o melhor resultado de sua carreira após um período difícil da temporada. Um homem que prometeu tanto ao longo dos anos, Plapp silenciou quaisquer dúvidas através dos Apeninos.
Resultados
Giro d'Italia 2025, etapa 8: Giulianova > Castelraimondo
- Luke Plapp (Aus) Jayco-AlUla, em 4:44:20
- Wilco Kelderman (Hol) Visma-Lease a Bike, +38s
- Diego Ulissi (Ita) XDS-Astana, +38s
- Igor Arrieta (Esp) UAE Team Emirates-XRG, +1:22
- Nicolas Prohomme (Fra) Decathlon-AG2R, +1:35
- Andrea Vendrame (Ita) Decathlon-AG2R, +1:48
- Lorenzo Fortunato (Ita) XDS-Astana, +1:48
- Georg Steinhauser (Ale) EF Education-EasyPost, +2:59
- Romain Bardet (Fra) Picnic PostNL, +3:02
- Alessio Martinelli (Ita) VF Group-Bardiani CSF-Faizanè, +4:37
Classificação geral do Giro d'Italia 2025 após a etapa 8
🩷 @DiegoUlissi is the new Maglia Rosa of the #GirodItalia!
— Giro d'Italia (@giroditalia) May 17, 2025
And look at what it means to the Italian 🥹#GirodItalia | @XDSAstanaTeam pic.twitter.com/hXX7Y4rj73
- Diego Ulissi (Ita) XDS-Astana, em 29:21:23
- Lorenzo Fortunato (Ita) XDS-Astana, +12s
- Primož Roglič (Slo) Red Bull-Bora-Hansgrohe, +17s
- Juan Ayuso (Esp) UAE Team Emirates-XRG, +20s
- Isaac Del Toro (Mex) UAE Team Emirates-XRG, +26s
- Antonio Tiberi (Ita) Bahrain Victorious, +44s
- Max Poole (GBr) Picnic PostNL, +47s
- Michael Storer (Aus) Tudor Pro Cycling, +50s
- Brandon McNulty (EUA) UAE Team Emirates-XRG, +51s
- Simon Yates (GBr) Visma-Lease a Bike, +56s