Como lubrificar corretamente a corrente da nossa bicicleta

 


Para que a transmissão da bicicleta funcione corretamente, é fundamental lubrificar adequadamente a corrente antes de cada pedalada. Se fizermos essa operação corretamente estaremos alongando consideravelmente a vida útil da transmissão, além de também evitarmos quebras.


Passos para lubrificar a corrente


Para lubrificar a corrente, você deve usar produtos específicos para ela. Atualmente, há uma infinidade de óleos e ceras disponíveis no mercado. Evite lubrificá-lo com produtos não específicos para bicicletas, como 3 em 1, pois a única coisa que conseguiremos é atrair sujeira para a transmissão.


Uma vez que sabemos com qual produto vamos lubrificar nossa transmissão, vale a pena ler as instruções do fabricante do produto. Embora em geral possamos seguir diretrizes comuns para todos esses produtos.



O primeiro passo antes de engraxar é limpar a transmissão. Se lubrificarmos e a transmissão estiver suja, será de pouca utilidade. Portanto, é necessário limpar a corrente, o cassete, as placas e as polias. Se não estiver muito sujo, pode ser feito com um pano ou papel de cozinha, e se estiver muito sujo, é aconselhável usar um desengordurante.

Assim que a transmissão estiver limpa, procederemos à aplicação do óleo ou cera. Deve sempre ser aplicado na face interna da corrente, pois se fizermos na face externa estará atraindo sujeira.


Uma vez lubrificado você tem que mover os pedais e mudar passando por todos os desenvolvimentos. Desta forma, tanto o óleo quanto a cera serão distribuídos por toda a transmissão.


É tão ruim não adicionar óleo quanto exagerar. Não adicionando mais óleo ou cera a transmissão ficará melhor lubrificada. Pelo contrário, se adicionarmos demais, a corrente atrairá muita sujeira e a mudança não será boa. Além disso, haverá mais chances de que a corrente se solte. Quanto à quantidade a adicionar, é preciso consultar as instruções de cada fabricante.