Rio de Janeiro receberá Campeonato Mundial de Ciclismo Paralímpico (20 a 24 de Março 2024)


O retorno do ciclismo ao Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro está marcado para março, com a realização do Campeonato Mundial de Ciclismo Paralímpico de Pista, agendado para acontecer de 20 a 24 de março. A expectativa é de que o evento conte com a participação de 260 atletas representando 40 nações, totalizando aproximadamente 500 envolvidos entre competidores, dirigentes e equipe técnica.

Este será o segundo mundial de Ciclismo Paralímpico de Pista sediado no Brasil, sendo que a primeira edição ocorreu em 2018, também na cidade do Rio de Janeiro, reunindo 192 atletas de 28 países. "É uma grande honra sediar novamente o Campeonato Mundial no Brasil, especialmente em um momento tão significativo. Estamos extremamente confiantes e empenhados em proporcionar uma experiência memorável para todos os envolvidos, sejam eles competidores ou espectadores", afirmou Edilson Rocha, coordenador do ciclismo paralímpico na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC, ressaltou a confiança depositada pela Federação Internacional na gestão atual da entidade. "A realização de eventos de grande porte, como o Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista, reflete o reconhecimento do nosso comprometimento com o esporte e a confiança em nossa capacidade organizacional. O respaldo da UCI em nosso trabalho nos enche de satisfação e responsabilidade. Estamos prontos para mais uma vez escrever um capítulo histórico para a modalidade".

O Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista 2024 é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sob a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI).