O que acontece se você exceder sua frequência cardíaca máxima? Riscos de se esforçar ao limite

O que acontece se você exceder sua frequência cardíaca máxima? Riscos de se esforçar ao limite

Embora os potenciômetros tenham se consolidado como uma ferramenta para quantificar o esforço, a frequência cardíaca continua a ser uma ferramenta que nos fornece dados muito úteis para entender a resposta do corpo ao esforço e evitar nos forçarmos ao limite ao atingir a frequência cardíaca máxima , o que poderia causar nos levam a enfrentar riscos para a nossa saúde.

Frequência cardíaca máxima, quando seu coração atinge a zona vermelha

Tradicionalmente, a resposta cardíaca tem sido usada para quantificar a intensidade da pedalada. Uma intensidade que tem um limite, que define a frequência cardíaca máxima, ou seja, a frequência mais alta que o coração pode bater . Como o próprio nome indica, em condições normais este valor não pode ser ultrapassado por mais que aumentemos o esforço.

A frequência cardíaca máxima é um factor que diminui com a idade , em menor grau em pessoas bem treinadas, e, em princípio, não faz qualquer diferença em termos de desempenho entre alguém que atinge uma frequência cardíaca máxima muito elevada e alguém que atinge menos . Simplesmente marca a linha vermelha da frequência máxima na qual o coração pode se contrair.

Para quantificar esse número, costuma-se usar a fórmula de 220 anos , que nos dá nossa frequência cardíaca máxima teórica. Porém, esse valor foi desenvolvido levando em consideração a população sedentária, portanto em atletas costuma apresentar muita variabilidade de um indivíduo para outro. A única maneira de saber com total certeza é realizar um teste de estresse incremental máximo .

Em qualquer caso, atingir a frequência cardíaca máxima não costuma ser comum e só costuma ser alcançado quando fazemos um esforço intenso estando fora de forma , por exemplo, os típicos sprints no início da temporada onde a adaptação cardiovascular ainda é deficiente e os batimentos cardíacos disparam para o mínimo. Depois que o período base passa e melhoramos nossa forma, o corpo precisa que o coração bata menos rápido para fornecer os nutrientes exigidos pelos músculos e nem mesmo na competição, exceto talvez uma corrida subida até o limite, você costuma ver a frequência cardíaca máximas.

Porém, é possível ultrapassar a frequência cardíaca máxima apesar do que o nome indica. Temos um exemplo claro do ciclista Ondrej Cink que há alguns anos na Copa do Mundo realizada em Vallnord foi forçado a parar quando começou a ver picos de 230 batimentos cardíacos em seu ciclocomputador . Alguns picos produzidos por uma arritmia cardíaca pela qual Cink foi operado, embora sem o resultado desejado.

Precisamente é aqui que surge a questão do risco que pode acarretar levar o corpo ao máximo, principalmente se não tivermos uma preparação adequada. O facto de o coração bater na sua frequência máxima não deve ser um problema em indivíduos saudáveis, no entanto, existem patologias cardíacas que só se manifestam quando o coração se aproxima da sua frequência cardíaca máxima, como as arritmias acima mencionadas.


É por isso que todo atleta que vai realizar atividades de alta intensidade, principalmente aqueles com mais de 35 anos ou aqueles que têm histórico familiar de problemas cardíacos ou que apresentam parâmetros de risco como hipertensão, colesterol alto, excesso de peso, fumantes, etc. . Antes de iniciar o treinamento, eles passam por um teste de estresse no qual é verificada a resposta do corpo, em condições controladas de laboratório, quando se aproxima do limite.

Desta forma, garantimos uma percentagem elevada, nunca 100% visto que existem patologias que nem se manifestam com este tipo de exames, que podemos aproveitar ao máximo sem medo de sofrer um problema cardíaco que, se acontecer com andar sozinho no meio da montanha pode representar um sério risco.