Não deixe uma corrente desgastada causar problemas. Nós mostramos como dimensioná-la e substituí-la facilmente.
A menos que você já tenha trabalhado em uma loja de bicicletas, pode se surpreender ao descobrir o quanto muitos ciclistas ficam indignados ao saber que a corrente é, na verdade, uma peça descartável.
Apesar de ser feita de aço endurecido, não importa o quanto você cuide dessa coleção de elos, pinos e rolos, o dia inevitavelmente chegará em que ela precisará ser reciclada.
Para entender quando esse momento chega, e para evitar que uma corrente desgastada danifique o restante dos componentes da sua transmissão, é uma boa ideia investir em um verificador de corrente.
Este simples ferramenta encaixa entre os rolos da corrente para permitir que você meça com precisão o nível de desgaste, eliminando as suposições sobre quando é hora de substituí-la.
Evitar o desgaste adicional nos outros componentes da bicicleta, além do mau funcionamento na troca de marchas e o escorregamento sob carga causado por deixar uma corrente desgastada no lugar, é essencial. Abaixo, você aprenderá como substituí-la em casa.
- Tempo estimado: 15 minutos
- Dinheiro economizado: cerca de R$ 100,00
- Você vai precisar: Corrente nova, ferramenta de corrente
Dica principal: Você precisará de uma corrente compatível com o número de velocidades da sua bicicleta. Fora isso, com exceção da Campagnolo, a maioria das marcas de corrente são compatíveis com grupos da Shimano e da Sram.
➥ Como substituir a corrente de uma bicicleta: 8 PASSOS
Primeiro, descarte a corrente antiga. Se ela tiver um POWER LINK (um elo de duas peças que pode ser pressionado para soltá-lo), você pode comprimí-lo para separar a corrente.
Estamos trabalhando com uma corrente da Shimano – como a maioria das marcas, você precisará usar uma ferramenta de corrente para empurrar um dos pinos e separar a corrente. Encaixe os elos entre os dentes da ferramenta e gire-a até que o pino se solte.
2. Limpe o cassete
Agora é um bom momento para limpar e inspecionar suas engrenagens e o cassete. Verifique se o perfil de todos os dentes está simétrico. Quando estão desgastados excessivamente, eles começam a assumir um perfil semelhante ao de um dente de tubarão, causado pelo desgaste da corrente.
Se tudo parecer em boas condições, esfregue ambos com uma solução de limpeza – não faz sentido colocar uma corrente limpa em engrenagens sujas!
3. Passe a corrente nova
Altere a marcha para o menor pinhão e a menor engrenagem dianteira. Passe a corrente nova através da gaiola do câmbio dianteiro. Em seguida, puxe-a e envolva-a no cassete traseiro e ao redor da roldana superior do câmbio traseiro.
Passe-a pela gaiola, tomando cuidado para mantê-la dentro do divisor entre as placas, e depois ao redor da roldana inferior.
4. Determine o comprimento correto
Sua corrente nova precisará ser cortada no tamanho adequado. Com a corrente ao redor do menor pinhão e da menor engrenagem dianteira, puxe as extremidades até que se encontrem abaixo do chainstay (haste inferior do quadro).
Você deve encontrar o maior comprimento possível que ainda gere alguma tensão no câmbio traseiro para que ele não arraste. Lembre-se de que será necessário unir um elo interno a um elo externo.
5. Corte no tamanho certo
A Shimano recomenda que a extremidade aberta do elo fique voltada para trás. Após identificar o elo que precisa ser cortado, é hora de pegar novamente a ferramenta de corrente.
Coloque o elo que você deseja trabalhar entre as mandíbulas da ferramenta de corrente. Gire o manípulo até que o pino comece a empurrar o centro do elo. Certifique-se de que tudo esteja alinhado para não danificar a ferramenta.
6. Insira o pino
Encontre a extremidade pontiaguda do pino de junção que veio junto com sua corrente nova. Junte as extremidades da corrente e encaixe-as. Do lado da transmissão da bicicleta, empurre o pino na corrente para mantê-la unida.
Ele deve permanecer no lugar sem que você precise segurá-lo. Pegue novamente a ferramenta de corrente e desenrosque o manípulo algumas voltas.
7. Empurre o pino para o lugar
Coloque o elo mantido junto pelo pino na ferramenta de corrente. Aperte o manípulo para empurrar o pino até o final. À medida que o pino se alinha quase completamente com a placa externa do elo, será mais fácil girar o manípulo.
Trabalhe devagar – o objetivo é que a extremidade do pino fique exatamente alinhada com o lado externo da placa. Uma vez que isso aconteça, remova a ferramenta de corrente.
8. Tudo pronto
Verifique se o elo que você uniu se move livremente. Se não, e se o pino estiver saliente em relação aos outros da corrente, recoloque a ferramenta de corrente e dê um pequeno empurrão.
Se parecer estar na posição correta, tente flexionar a corrente horizontalmente para soltá-la.
Quando estiver satisfeito, quebre a extremidade do pino girando-a com um movimento rápido usando a parte traseira da ferramenta ou um alicate.
Se você está buscando mais tutoriais, o Ciclismo pelo Mundo está trazendo uma série de guias para que você possa aprender a realizar tarefas básicas de manutenção em bicicletas. Confira os outros guias disponíveis:
- Como saber o aro da bicicleta: um guia completo
- Como ajustar a altura do selim em uma bicicleta de estrada
- Como enrolar a fita do guidão em 8 passos simples
- Como ajustar o câmbio traseiro para uma melhor troca de marchas
- Quantas libras vai no pneu de bicicleta aro 29: um guia para iniciantes
- Como limpar um capacete de ciclismo
- Como ajustar o câmbio dianteiro da sua bicicleta