Escrito por 3:48 pm Equipamentos Visualizações [tptn_views]

Como Instalar Pneus Tubeless na Sua Bike

Guia prático para converter sua bike para tubeless: materiais necessários, passo a passo da montagem e dicas de quem aprendeu errando.

Como Instalar Pneus Tubeless na Sua Bike

Cara, to escrevendo isso aqui porque finalmente consegui fazer funcionar tubeless na minha bike depois de MUITO sofrer. E olha, eu juro que tentei antes umas 2 ou 3 vezes e desisti sempre. Mas dessa vez deu certo e preciso contar.

Primeira coisa – você VAI errar. Eu errei pra caramba. Na primeira vez que tentei (acho que foi ano passado? ou retrasado? não lembro) eu desisti porque não consegui fazer o pneu assentar de jeito nenhum. Bombava, bombava, bombava e nada. O pneu ficava dando aquela barrigada no meio mas não assentava nas beiradas.

Dai eu fui pesquisar melhor e descobri que tem umas paradas que ninguém fala muito mas que fazem MUITA diferença.

Por que eu resolvi tentar de novo

Olha, eu tava de saco cheio de furar toda hora. Sério. Pedalo bastante aqui na minha região e tem MUITO espinho. Tipo assim, tem semana que eu furava 2x. Aí eu vi um cara no grupo do face falando que tinha convertido pra tubeless e nunca mais furou. Pensei “tanto faz, vou tentar mais uma vez”.

E vou te falar, a diferença é absurda mesmo. Desde que coloquei (ja faz uns 4 meses mais ou menos) eu só furei uma vez, e nem precisei parar porque o selante fechou sozinho enquanto eu pedalava. Fiquei sabendo do furo porque depois em casa vi que tinha respingo de selante na bike.

Fora isso o conforto mudou demais. Eu sempre rodava com 4 bar nos pneus porque tinha medo de pinçar a câmara. Agora to rodando com 2.8 e nossa, outra bike. Parece que tá flutuando nas pedras.

O que você precisa comprar

Bom aqui que começa a doer no bolso né haha. Mas não tem jeito.

Primeiro você precisa de pneus tubeless ready. Os meus são Continental Terra Trail que paguei uns 350 o par (acho, foi em promoção). Tem varias outras marcas tipo Maxxis, Schwalbe, essas coisas. O importante é que tenha escrito tubeless ready ou TLR.

Válvulas tubeless – isso é MUITO importante. Não tenta usar válvula normal não que não funciona. As tubeless tem uma borrachinha na base que veda no aro. Paguei 45 reais num par na bike shop aqui perto.

Selante – ai tem várias marcas. Eu uso Orange Seal que comprei porque o cara da loja falou que fecha furo melhor. Custa uns 150 a garrafa de 500ml mas dá pra fazer várias rodas. Tem gente que usa Stan’s que é a mais famosa, tem Muc-Off também.

Agora a parte cara: bomba de compressão. Olha eu tentei sem bomba dessa e foi um INFERNO. Sério mesmo. Bomba de pé normal não tem pressão suficiente pra fazer o pneu assentar de primeira. Com a bomba de compressão você enche ela, da aquela apertada forte e POW o pneu assenta na hora. A minha custou 450 reais (uma Giyo) mas tem de 300 até 1000 dependendo da marca.

Ah e você vai precisar de espátulas pra pneu (as normais servem) e um pano velho porque VAI sujar tudo de selante. Aprendi isso do jeito ruim.

Como eu fiz (do jeito que funcionou)

Primeira coisa tira o pneu velho e a câmara. Isso ai é de boa, todo mundo sabe fazer.

Dai você tem que limpar BEM o aro. Tipo assim, passa álcool, limpa toda sujeira, porque qualquer gordurinha atrapalha depois. Eu usei álcool isopropílico mas acho que qualquer álcool funciona.

Se seu aro não for tubeless ready você precisa colar aquela fita tubeless. A minha roda ja era tubeless ready então pulei essa parte. Mas se precisar, o segredo é esticar bem a fita quando tá colando e não deixar bolha.

Dai coloca a válvula. Só enfia ela pelo buraco do aro e aperta a porca. Mas não aperta MUITO não que eu já espanei rosca fazendo isso. Só aperta bem mesmo.

Agora vem a parte legal – colocar o pneu. O primeiro lado entra facinho, geralmente vai só com a mão. O segundo lado é chatinho. Vai colocando aos poucos e deixa a região da válvula por ultimo. Quando tiver faltando uns 20cm, pressiona o pneu todo pro meio do aro que da uma folguinha extra.

E agora a parte que eu sempre travava: fazer assentar.

Com a bomba de compressão é moleza. Enche até mais ou menos 120-140 PSI (tem um manômetro nela) e solta tudo de uma vez na válvula. O pneu faz POP POP e pronto, assentou. Esses pops são o barulho do talão encaixando no aro.

Se não assentar de primeira (as vezes acontece), tenta de novo. Uma dica que aprendi é passar água com detergente nas beiradas do pneu antes de tentar – ajuda a deslizar.

Sem bomba de compressão é bem mais difícil viu. Você pode tentar colocar uma câmara velha dentro só pra assentar o talão, encher bastante, esperar assentar, depois tirar a câmara. Funciona mas da trabalho.

Depois que assentou ai vem o selante. Tira aquele miolinho da válvula (vem uma ferramentinha pequena pra isso, não perde ela que é minúscula). Agita BEM o frasco do selante antes porque ele separa quando fica parado.

Despeja pela válvula uns 60-90ml pra speed, 90-120 pra gravel (eu coloco uns 100), e 120-150 pra MTB. Eu sempre coloco um pouco a mais, melhor sobrar que faltar né.

Coloca o miolo de volta, enche até uns 4 bar (eu boto isso no meu gravel), e agora balança a roda pra todo lado. Vira, chacoalha, faz o oito. Tem que espalhar o selante la dentro todo.

Vai espirrar umas gotinhas é normal. É o selante vedando os micro furinhos do pneu.

Coloca a roda na bike e da umas voltinhas no quarteirão. Uns 15 minutos já ajuda. Depois verifica a pressão de novo.

Coisas que aprendi

O selante seca. E mais rápido do que você pensa. Aqui no calor eu tenho que adicionar mais selante a cada 2 meses mais ou menos. Se não o pneu começa a perder pressão e quando você abre ta aquela crosta seca lá dentro.

Sempre leva kit de plug na bolsa. Aqueles com tirinhas de borracha pra tampar furo grande. Já me salvou duas vezes quando furei mais grosso.

Cilindro de CO2 é bom levar também. Se o pneu esvaziar total no pedal e o talão sair do lugar, é quase impossível assentar de novo com bomba de mão. O cilindro resolve.

Ah e guarda as câmaras velhas. Tubeless é ótimo mas furo gigante acontece. Eu ja tive que colocar câmara uma vez no meio de um pedal. Peguei um prego enorme e o selante não deu conta.

A pressão você vai ter que ir testando. Eu comecei com 3.0 bar e fui baixando aos poucos até achar meu ponto que é 2.8. Depende muito do seu peso e onde você pedala.

Vale a pena?

Pra mim valeu demais. Sério. Desde que coloquei furo praticamente acabou. E o conforto mudou muito, da pra rodar com pressão baixa sem medo.

O investimento não é barato, da uns 500-600 reais com tudo. Mas compensa. Principalmente se você fura muito que nem eu furava.

A manutenção chateia um pouco – tem que lembrar de verificar o selante de vez em quando, adicionar mais quando seca. Mas vira rotina.

Se você conseguir um amigo que ja manja pra te ajudar na primeira vez ajuda muito. Ou leva na bike shop pra eles montarem enquanto você assiste. Ver alguém fazendo pessoalmente facilita demais.

E não desanima se não der certo na primeira tentativa. Eu desisti umas 3 vezes antes de funcionar haha. Vai errando e aprendendo.

Qualquer dúvida pergunta ai nos comentários que eu respondo. E se você ja usa tubeless conta sua experiência também, sempre tem truque novo pra aprender.

Valeu!

Fechar