Advertisement

Giro d’Italia 2025: Favoritos ao Título

Quem são os principais candidatos a vencer o Giro d’Italia 2025

Primož Roglič

Primož Roglič e Juan Ayuso surgem como os grandes favoritos antes da largada, mas com nomes como Richard Carapaz, os irmãos Yates, Jai Hindley, Antonio Tiberi, Thymen Arensman, Derek Gee e Egan Bernal no pelotão, é impossível cravar qualquer resultado. Afinal, o Giro d’Italia é especialista em nos surpreender.

Mesmo assim, tudo indica que veremos uma batalha intensa entre Roglič e Ayuso. Tivemos um gostinho desse duelo na Volta a Catalunya – e que espetáculo foi! Desde o primeiro dia até a etapa final, nenhum dos dois cedeu espaço. A disputa terminou com Roglič revertendo a situação a seu favor após um ataque solo devastador de 20 quilômetros.

A Volta a Catalunya foi, sem dúvida, uma das corridas por etapas mais emocionantes da temporada. E a torcida agora é para que o Giro d’Italia nos entregue a mesma dose de emoção!

Roglič versus Ayuso promete ser um choque de estilos semelhantes: dois ciclistas completos, fortes no contrarrelógio, escaladores de altíssimo nível e ainda com um bom sprint final. Em Catalunya, chegaram a se enfrentar diretamente em dois sprints, com uma vitória para cada lado.

O cenário se torna ainda mais interessante pelo fato de ambos liderarem times muito fortes. Roglič terá o apoio de Jai Hindley e de Daniel Felipe Martínez – o mesmo colombiano que foi peça chave na vitória de Bernal no Giro d’Italia 2021. Já Ayuso contará com nomes de peso como Adam Yates, Jay Vine e Isaac del Toro. Vale destacar que tanto Yates quanto Hindley têm nível para brigarem pelo título caso a oportunidade apareça – Hindley, inclusive, já venceu o Giro d’Italia em 2022.

Um pelotão muito mais forte

Sendo sinceros, o Giro d’Italia 2024 foi bastante morno. Tadej Pogacar dominou de ponta a ponta, vencendo seis etapas, levando a classificação geral e ainda faturando a camisa de melhor escalador, sem dar chances a ninguém.

Seus principais rivais – Thymen Arensman, Antonio Tiberi, Romain Bardet, Ben O’Connor, Daniel Felipe Martínez e Geraint Thomas – sequer ameaçaram sua liderança. Thomas e Martínez até subiram ao pódio, mas terminaram 10 minutos atrás do “imperador rosa”.

Agora, com exceção de O’Connor e Thomas, todos esses nomes voltam para tentar mudar a história. E o pelotão ainda foi reforçado com a presença de Derek Gee, Richard Carapaz, Simon Yates, Mikel Landa, Giulio Ciccone, Egan Bernal, David Gaudu e Wilco Kelderman. Sem falar, é claro, de Hindley, Adam Yates, Vine e Del Toro.

Ou seja: teremos um Giro d’Italia 2025 com muito mais profundidade e competitividade. E como Roglič e Ayuso não estão no nível quase inalcançável de Pogacar, tudo indica que a disputa será muito mais equilibrada e emocionante.

Esta prévia será atualizada conforme nos aproximarmos da largada oficial do Giro d’Italia 2025.

Favoritos para o Giro d’Italia 2025

  • ⭐⭐⭐⭐⭐ Juan Ayuso, Primož Roglič
  • ⭐⭐⭐⭐ Adam Yates, Derek Gee, Richard Carapaz
  • ⭐⭐⭐ Thymen Arensman, Antonio Tiberi, Simon Yates
  • ⭐⭐ Michael Storer, Mikel Landa, Giulio Ciccone, Egan Bernal, Jai Hindley
  • ⭐ Jay Vine, Isaac del Toro, David Gaudu, Romain Bardet, Daniel Felipe Martínez