A chuva intensa, as estradas perigosas e os protestos dos ciclistas forçaram a organização a cancelar a quinta etapa da competição turca, atualmente liderada por Wout Poels (Astana).
A quinta etapa do Tour da Turquia, que deveria percorrer 151 quilômetros entre Marmaris e Aydin em um trajeto ideal para velocistas, foi cancelada devido às fortes chuvas que atingiram a região, conforme anunciado pelos organizadores.
Inicialmente, decidiu-se neutralizar os primeiros 71 km e registrar os tempos para a classificação geral a apenas 3 km da chegada, onde o vencedor da etapa seria definido.
Resmi Açıklama: 5. Etap İptal Edildi
— Tour of Türkiye (@tourofturkiye) May 1, 2025
Official Statement: Stage 5 is Cancelled#TUR2025 pic.twitter.com/II09BNMZ7q
No entanto, ao tentarem retomar a prova, os ciclistas protestaram contra a chuva que continuava a cair e o estado perigoso das estradas, que aumentavam o risco de quedas — algo já frequente na 4ª etapa, realizada no dia anterior. Diante disso, a organização optou pelo cancelamento definitivo.
O Tour da Turquia retomará amanhã, sexta-feira, com a 6ª etapa: um percurso montanhoso de 156 km entre Selçuk e Selçuk (Meryem Ana), culminando em uma ascensão decisiva (4,2 km a 8,4% de inclinação).
A prova pode ser crucial para a classificação geral, liderada pelo holandês Wout Poels (XDS-Astana) com 23 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, o equatoriano Harold Martín López, e 28 segundos sobre o colombiano Juan Guillermo Martínez (Picnic-PostNL).